COP30 deve reunir mais de 60 países em Belém; governo evita divulgar lista de líderes
Evento em Belém (PA) contará com representantes de mais de 60 nações, mas ausência dos Estados Unidos e de Donald Trump é dada como certa. Governo brasileiro aposta em discussões sobre clima, fome e biocombustíveis.
O governo brasileiro prevê a participação de pelo menos 60 países na Cúpula de Líderes da COP30, que será realizada pela primeira vez neste formato, em Belém (PA), nos dias 6 e 7 de novembro.
A Presidência da República não espera a presença do presidente Donald Trump, nem de representantes políticos dos Estados Unidos na reunião de líderes.
Na última reunião com Trump, realizada na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu para que ele participasse, mesmo que fosse para expor suas conhecidas posições contrárias à emergência climática. Ao reassumir o poder, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris, decisão que terá efeito a partir de 2026.
Nos bastidores, diplomatas brasileiros e ambientalistas temiam que uma participação americana pudesse criar obstáculos, e consideram que, para o andamento da COP30, a ausência de Trump é vista como positiva.
Por ora, o governo brasileiro evita divulgar a lista de líderes globais confirmados para o encontro, que foi concebido para discussões de alto nível político.
O presidente Lula pretende utilizar a cúpula como plataforma para lançar o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), promover debates sobre fome e pobreza e ainda buscar apoio para um compromisso internacional de quadruplicar a produção e o consumo de biocombustíveis.
Embora a expectativa seja de participação de mais de 60 países, nem todos os representantes serão chefes de Estado ou de governo; há possibilidade de presença de vice-presidentes e ministros.
O governo Lula buscava uma adesão massiva, mas entende que a maioria dos participantes virá da América Latina, África e Europa. Segundo um integrante da Presidência, líderes de destaque "comprometidos" com a agenda climática estarão presentes.
O Palácio do Planalto recebeu sinais de que o governo americano pode enviar alguma delegação para as semanas de discussões da COP30, entre 10 e 21 de novembro. A expectativa, no entanto, é que seja um representante de baixo escalão, possivelmente da embaixada dos EUA no Brasil, apenas para acompanhar os debates.
Apesar de ter deixado o Acordo de Paris, os Estados Unidos continuam como membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).