FEMINICÍDIO NA ITÁLIA

Brasileira é assassinada a facadas em Verona; companheiro é preso como principal suspeito

Jessica Stapazzollo, de 33 anos, foi encontrada morta em Castelnuovo del Garda. Companheiro brasileiro, Douglas Reis Pedroso, já tinha histórico de violência e foi detido após o crime.

Publicado em 31/10/2025 às 16:19

Uma brasileira foi morta a facadas na cidade de Castelnuovo del Garda, província de Verona, no norte da Itália, onde residia. O crime ocorreu na terça-feira, 28, e o principal suspeito, seu companheiro, foi preso pela polícia local.

Segundo o jornal italiano Avvenire, amigos de Jessica Stapazzollo, de 33 anos, acionaram as autoridades após três dias sem contato. Ao chegarem ao apartamento, os policiais encontraram a vítima já sem vida.

De acordo com o Ministério Público italiano, Jessica foi assassinada com "um número desproporcional" de facadas. O principal suspeito é Douglas Reis Pedroso, de 41 anos, também brasileiro. Ele não estava no local quando o corpo foi encontrado, mas foi localizado e preso horas depois. A faca utilizada no crime foi achada em seu carro, ainda com vestígios de sangue.

Jessica e Pedroso conviviam há cerca de um ano e meio. Conforme relatos, ela já havia sido agredida pelo companheiro em outras ocasiões. O episódio mais grave ocorreu em abril deste ano, quando Douglas a arrastou pelos cabelos no asfalto e desferiu socos em seu rosto e pescoço.

Após essa agressão, a Justiça italiana determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Pedroso e o proibiu de se aproximar menos de 500 metros da vítima. Em dezembro do ano passado, ele também foi acusado de tentativa de abuso sexual contra a irmã de Jessica.

Após o crime, o suspeito teria telefonado para a polícia afirmando que pretendia tirar a própria vida. As investigações iniciais apontam que Douglas fazia uso de álcool e drogas.

O corpo de Jessica passou por perícia para determinar a data e a hora exatas da morte. A brasileira deixa uma filha de 10 anos, fruto de outro relacionamento. Ela havia perdido a guarda da menina devido aos episódios de violência protagonizados por Pedroso.

Dados do Ministério do Interior da Itália revelam que pelo menos 80 mulheres foram assassinadas no país desde o início deste ano. Em mais da metade dos casos, o autor do crime é o companheiro ou ex-companheiro da vítima.