MERCADO IMOBILIÁRIO

OLX e Creditas encerram parceria de garantia locatícia

Empresas deixam de atuar juntas no segmento de garantias para aluguel e Creditas passa a oferecer serviço para outras plataformas

Publicado em 02/11/2025 às 08:15

A OLX, proprietária do portal de anúncios imobiliários Zap, e a fintech Creditas anunciaram o fim da parceria que oferecia às imobiliárias um serviço conjunto de garantia locatícia. As empresas atuavam em colaboração desde 2021 e reforçaram a oferta em junho deste ano, atraindo clientes do QuintoAndar após o encerramento do QuintoCred.

Com o término do acordo de exclusividade, a Creditas passará a disponibilizar o serviço de garantia locatícia para outras plataformas de anúncios e diretamente para as imobiliárias.

Segundo executivos da Creditas, nada muda para os clientes que possuem contratos ativos de locação com a garantia dos aluguéis. No entanto, novos contratos firmados por meio dos anúncios da OLX não poderão mais contar com o serviço da Creditas, apenas de outras empresas. Na prática, a parceria entre OLX e Creditas chega ao fim.

"Neste momento, avaliamos em comum acordo que era melhor escolher caminhos separados. Agora vamos integrar a solução de garantia locatícia ao nosso ecossistema próprio de soluções imobiliárias", afirmou Daniel Ricci, líder de negócios da Creditas.

A fintech segue oferecendo soluções como financiamento imobiliário, empréstimo com garantia de imóveis (home equity) e antecipação de aluguéis.

Alternativas ao fiador

Para José Augusto Viana Neto, presidente do Creci de São Paulo (Creci-SP), a figura do fiador pode gerar problemas para as imobiliárias devido à inadimplência, e as alternativas de garantia de pagamentos têm ganhado espaço nos últimos anos.

"As garantias na locação são sempre muito complicadas, especialmente com o fiador, que é um processo demorado. Nos seguros de fiança locatícia, muitas vezes o valor é pago imediatamente", destaca Viana Neto.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.