Diretor da Aneel antecipa voto favorável à renovação da concessão da Light RJ por 30 anos
Relator da agência reguladora recomenda prorrogação do contrato da concessionária, destacando eficiência financeira e melhoria no serviço prestado.
O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Gentil Nogueira, disponibilizou nesta segunda-feira, 3, seu voto favorável à renovação, por mais 30 anos, do contrato de concessão da Light no Rio de Janeiro. A deliberação do colegiado está marcada para esta terça-feira, 4, mas o voto do relator foi apresentado de forma antecipada.
A recomendação pela prorrogação já contava com o aval da área técnica do órgão regulador. Segundo os parâmetros definidos pelo governo, a Light cumpriu os critérios de eficiência na gestão econômico-financeira, além de atender às exigências relativas à continuidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica.
De acordo com a Aneel, a saúde financeira e a qualidade do serviço prestado são fundamentais para a análise da renovação. Em setembro de 2023, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, reuniu-se com prefeitos de municípios fluminenses atendidos pela concessionária.
Na ocasião, foi apresentada uma carta assinada por mais de 30 prefeitos, representando cerca de 70% da área de concessão da Light.
O documento reforçava o pedido de renovação da concessão, destacando melhorias no atendimento e o compromisso com novos investimentos na região.