Polícia retira quatro nomes de lista de suspeitos mortos em megaoperação no Rio
Relação final da Polícia Civil exclui quatro identificados inicialmente; 117 dos 119 mortos já foram reconhecidos, sendo a maioria ligada ao Comando Vermelho
Quatro nomes que constavam na primeira lista de suspeitos mortos na megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, foram retirados da relação final divulgada pela Polícia Civil nesta segunda-feira (3).
Alexsandro Bessa dos Santos, Alisom Lemos Rocha, Claudinei Santos Fernandes e Michael Douglas Rodrigues Fernandes, inicialmente citados entre os corpos identificados, não aparecem na lista definitiva.
Alisom Lemos Rocha, conhecido como "Russo" ou "Gordinho do Valão", é apontado como chefe do tráfico de drogas em Serra, na região metropolitana de Vitória (ES), e investigado pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra por envolvimento em um assassinato ocorrido em abril deste ano.
Segundo a Polícia Civil, a identificação dos opositores mortos ocorre em duas etapas: confronto por sistemas de reconhecimento facial e validação por perícia papiloscópica. Apenas após a validação pericial, o registro de identificação é concluído.
A corporação não informou se os quatro nomes retirados da lista tinham relação com a operação.
O Governo do Rio concluiu o trabalho de identificação dos corpos no fim deste domingo (2). Foram reconhecidos 117 dos 119 suspeitos mortos. Conforme a Polícia Civil, mais de 95% dos identificados "tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho". Dois laudos apresentaram resultados inconclusivos.
A lista revela ainda que 62 mortos vieram de outros estados:
Pará: 19
Amazonas: 9
Bahia: 12
Ceará: 4
Paraíba: 2
Maranhão: 1
Goiás: 9
Mato Grosso: 1
Espírito Santo: 3
São Paulo: 1
Distrito Federal: 1
A Defensoria Pública do Estado informou que os corpos de 117 mortos na operação foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) neste domingo (2). Os cadáveres estavam em processo de perícia.