RELAÇÕES EXTERIORES

Brasil reconhece IICA como fórum estratégico para consensos nas Américas

Ministro Mauro Vieira destaca papel do instituto na segurança alimentar, inovação agrícola e combate à fome durante conferência no Itamaraty

Publicado em 03/11/2025 às 20:01
O ministro Mauro Vieira Lula Marques / Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta segunda-feira (data a inserir) que o governo brasileiro reconhece o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) como um "importante fórum para a construção de posições consensuais na região".

“O Brasil acompanha com muito interesse a governança do Instituto, reconhecendo sua capacidade de influenciar a agenda hemisférica de segurança alimentar, inovação agrícola e desenvolvimento rural sustentável”, declarou Vieira na abertura da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, promovida pelo IICA no Palácio Itamaraty.

O chanceler reforçou que a agricultura é um dos pilares do crescimento econômico e do desenvolvimento social do Brasil, além de ser prioridade da política externa do país.

Vieira também ressaltou que desafios como fome, pobreza e desigualdade social são compartilhados por diversos países da região. Por isso, o Brasil tem incentivado a adesão de nações e instituições à Aliança Contra a Fome e a Pobreza.