ECONOMIA

Haddad promete melhor resultado fiscal desde 2015 sob governo Lula

Ministro da Fazenda afirma que gestão entregará desempenho fiscal superior aos últimos anos, apesar de desafios herdados

Publicado em 04/11/2025 às 10:46
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (data do evento), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará o melhor resultado fiscal do Brasil desde 2015, ano em que se iniciou a crise fiscal no país. "Nós vamos entregar o melhor resultado fiscal do País em quatro anos de governo, mesmo considerando tudo o que se pagou de calote do governo anterior", declarou Haddad durante evento da Bloomberg Green sobre a COP30, realizado em São Paulo.

O ministro também rebateu críticas sobre a situação fiscal, classificando-as como "delírio". "Falam que estamos em crise fiscal, mas isso é um delírio que precisa ser estudado do ponto de vista psicológico. Pelo ponto de vista econômico, eu não consigo entender", afirmou.

Haddad reforçou que o Ministério da Fazenda não irá recuar do compromisso de reorganizar as contas públicas, que, segundo ele, estão desajustadas desde 2015.

"Estão falando que eu vou mudar a meta de resultado primário desde 2023. Eu não mudei nenhuma vez e cumpro todo ano", destacou o ministro.

Ele concluiu ressaltando que a atual gestão tem apresentado resultados, "em todos os aspectos", superiores aos do governo anterior.