FORMAÇÃO E IGUALDADE RACIAL

Guarda Civil de Maceió participa de aula sobre letramento racial

Parceria com a Semuc busca promover a igualdade racial entre agentes e comunidade

Publicado em 04/11/2025 às 14:20
Quinta turma do curso de IAT foi a primeira a receber a formação. Carol Neves (estagiária)/ Ascom Semsc

A Guarda Civil de Maceió (GCMM) participou, nesta segunda-feira (3), de uma aula sobre letramento racial ministrada por Lucélia Silva, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania. A iniciativa visa promover a igualdade racial dentro e fora da instituição.

A quinta turma do curso de Instrução de Armamento e Tiro (IAT) foi a primeira a debater o tema. Durante a palestra, Lucélia destacou que a formação continuada da Guarda Civil busca adotar mecanismos de reparação e conscientização para minimizar abordagens e comportamentos racistas. “Essa ação comprova que Maceió é uma cidade comprometida com a igualdade racial. E isso também acontece transformando esses agentes em novas pessoas antirracistas”, ressaltou.

O guarda civil Israel dos Santos avaliou a atividade como uma oportunidade de ampliar a compreensão sobre o tema. “Esse tipo de palestra faz com que a gente abra os horizontes e tenha uma atenção maior a esse público que é tão criminalizado”, afirmou.

A nova turma do curso de IAT, que inicia na próxima quinta-feira (6), também participará da formação programada para o dia 13 de novembro.