Bolsas europeias caem após balanços abaixo do esperado e à espera de decisão do BoE
Resultados corporativos decepcionantes pressionam índices europeus, enquanto investidores aguardam manutenção dos juros pelo Banco da Inglaterra
As bolsas da Europa registram queda na manhã desta quinta-feira (6), influenciadas por balanços corporativos abaixo do esperado e pela expectativa em torno da decisão do Banco da Inglaterra (BoE) sobre a taxa básica de juros.
Por volta das 6h35 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,15%, aos 571,07 pontos.
Entre os destaques negativos da temporada de balanços, as francesas Air France-KLM e Legrand caíam 13,6% e 11% em Paris, respectivamente. A companhia aérea desapontou o mercado ao divulgar lucro e receita abaixo das previsões, enquanto a Legrand, fabricante de equipamentos para data centers, reportou vendas um pouco aquém do esperado.
Em Frankfurt, o Commerzbank registrava queda de 2,6%, após o segundo maior banco alemão apresentar lucro inferior ao projetado no último trimestre.
Na contramão, a gigante siderúrgica ArcelorMittal avançava 5,3% em Amsterdã, após divulgar resultados positivos de lucro e Ebitda.
Nas próximas horas, o BoE deve manter sua taxa básica de juros em 4% pela segunda vez consecutiva, segundo analistas, diante de sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho britânico e incertezas quanto à inflação.
No cenário macroeconômico, a produção industrial da Alemanha cresceu 1,3% em setembro, resultado abaixo das expectativas do mercado. Mais tarde, a Eurostat divulga a atualização das vendas no varejo da zona do euro.
Às 6h49 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,21%, Paris recuava 0,41% e Frankfurt cedia 0,14%. Milão e Lisboa apresentavam quedas de 0,19% e 0,84%, respectivamente, enquanto Madri subia 0,17%.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires