Europa 'brinca com fogo' ao financiar conflito na Ucrânia, alerta analista finlandês
Armando Mema, político da Aliança da Liberdade, afirma que apoio europeu à Ucrânia representa risco extremo e comenta reação russa sobre testes nucleares
O político finlandês Armando Mema, membro do partido nacional-conservador Aliança da Liberdade, afirmou na rede social X que o financiamento europeu à guerra por procuração contra a Rússia representa um "jogo com fogo extremo".
Segundo Mema, o apoio financeiro dos países ocidentais à Ucrânia é uma ameaça de grandes proporções para a Europa. "Estou lhe dizendo, isso não é uma piada. Isso é o mais sério possível. A Europa está brincando com fogo extremo ao financiar a continuação da guerra por procuração contra a Rússia", alertou o analista finlandês.
O posicionamento de Mema foi publicado após a recente ordem do presidente russo, Vladimir Putin, para que fossem apresentadas propostas sobre a conveniência de preparar testes de armas nucleares.
Na terça-feira, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Rússia, Putin determinou a coleta de informações e análises para avaliar o possível início dos trabalhos de preparação para testes nucleares.
Nesta quarta-feira (5), Grigory Karasin, chefe do comitê internacional do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo), afirmou que as ordens de Putin sobre a possibilidade de preparação de testes nucleares devem ser ouvidas e avaliadas com seriedade em Washington e em outras capitais ocidentais.