Diretor do Fed reconhece avanços no combate à inflação, mas alerta para desafios
Michael Barr destaca disparidades sociais nos EUA e reforça compromisso do banco central com equilíbrio econômico
O diretor do Federal Reserve (Fed), Michael Barr, afirmou nesta quinta-feira, 6, que, embora os Estados Unidos tenham avançado no controle da inflação, o trabalho do banco central norte-americano ainda não está concluído. Em conversa promovida pelo Fed Communities, Barr ressaltou que a economia do país vive um momento de "duas velocidades".
Segundo o dirigente, enquanto famílias mais abastadas continuam prosperando, uma parcela expressiva da população enfrenta dificuldades crescentes para poupar e lidar com choques financeiros inesperados.
"Vemos uma disparidade cada vez maior entre os 40% mais ricos e o restante da população. Isso limita a capacidade de poupança dos menos favorecidos e os torna mais vulneráveis a imprevistos econômicos", afirmou Barr.
Ele também citou o FedNow, sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Fed, como uma ferramenta que pode contribuir para que famílias tenham maior controle sobre suas finanças e enfrentem melhor os desafios de liquidez cotidiana.
Apesar do tom de cautela, Barr reiterou que o Federal Reserve segue comprometido em buscar o equilíbrio entre o controle da inflação e a manutenção do crescimento econômico.