DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Trump discute possibilidades de desnuclearização com Rússia e China

Presidente dos EUA afirma ter conversado com Putin e Xi Jinping sobre o tema e demonstra otimismo quanto a avanços

Por Sputnik Brasil Publicado em 06/11/2025 às 23:57
© AP Photo / Dmitri Lovetsky

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (6) ter abordado com os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, as possibilidades de desnuclearização, manifestando otimismo em relação a um possível avanço nesse sentido.

"Acho que algo assim pode acontecer. Desnuclearização", afirmou Trump durante um encontro com líderes dos países da Ásia Central, realizado na Casa Branca.

"Conversei sobre isso com o presidente Putin, conversei com o presidente Xi Jinping, e todos prefeririam gastar esse dinheiro em outras coisas", acrescentou.

No entanto, o presidente norte-americano não especificou quando as conversas sobre o tema ocorreram com os líderes russo e chinês.

O contexto das declarações de Trump ocorre após anúncios de testes nucleares por parte de Washington. Na última quarta-feira (5), Vladimir Putin orientou seu governo a buscar informações adicionais sobre os planos dos Estados Unidos, classificando a situação como "uma questão séria" diante das declarações do presidente norte-americano.

Andrei Kortunov, especialista do Clube Internacional de Debates Valdai e membro do Conselho Russo de Assuntos Internacionais, afirmou à Sputnik que Trump pode acabar relegando o tema a segundo plano.

"Se a declaração de Trump [sobre a retomada dos testes nucleares] foi motivada por autopromoção, ele pode mudar de posição ou, ao menos, deixar essa questão um pouco de lado. Pode dizer, por exemplo, que os EUA realizarão testes, mas não agora — primeiro é preciso fazer algumas consultas com Moscou, ou seja, ele tem a chance de sair dessa situação sem perder prestígio", avaliou Kortunov.