DIPLOMACIA INTERNACIONAL

EUA devem reduzir arsenal nuclear e fomentar a paz, afirma China

Porta-voz do governo chinês cobra responsabilidade dos Estados Unidos no desarmamento global e rejeita pressão para participação em negociações trilaterais.

Por Sputnik Brasil Publicado em 07/11/2025 às 06:26
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A China cobrou dos Estados Unidos a redução significativa de seu arsenal nuclear e a criação de condições para o avanço da paz mundial. A declaração foi feita nesta sexta-feira (7) pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, durante coletiva de imprensa em Pequim, ao responder a uma pergunta da agência Sputnik.

"Os Estados Unidos, como o país com o maior arsenal nuclear do mundo, devem cumprir conscientemente suas obrigações especiais e prioritárias em matéria de desarmamento nuclear e reduzir ainda mais, de forma significativa e substancial, seu arsenal nuclear, a fim de criar as condições para alcançar um desarmamento nuclear abrangente e completo", afirmou Mao Ning.

Questionada sobre a possibilidade de a China participar de negociações trilaterais com EUA e Rússia sobre controle de armas nucleares, Mao Ning destacou que o arsenal chinês não é comparável ao dos dois países. "O arsenal nuclear da China não se compara ao das forças nucleares dos Estados Unidos e da Rússia. Exigir que a China participe das negociações sobre controle de armas nucleares neste estágio é injusto, irracional e inviável", completou.