COP30 | TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Gastar em armas o dobro do destinado ao clima é pavimentar apocalipse climático, diz Lula

Presidente Lula critica investimentos militares e alerta para retrocessos ambientais causados por conflitos, durante abertura de painel na Cúpula de Líderes da COP30, em Belém.

Publicado em 07/11/2025 às 12:24
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (7) que o conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para redução de emissões de gases poluentes. Segundo o presidente, gastar o dobro do que é destinado à mudança climática com armas significa pavimentar o caminho para o "apocalipse climático".

As declarações foram feitas durante discurso de abertura do painel de transição energética na Cúpula de Líderes da COP30, realizada na capital paraense.

"O conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para redução de emissões de gases de efeito estufa e levou à reabertura de minas de carvão. Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático. Não haverá segurança energética em um mundo conflagrado", afirmou Lula.

O presidente também destacou a necessidade de combater todas as formas de discriminação climática e mencionou as dívidas externas "impagáveis" dos países em desenvolvimento. "É fundamental combater todas as formas de pobreza energética. Sem equacionar a injustiça de dívidas externas impagáveis e sem abandonar condicionalidades que discriminam os países em desenvolvimento, andaremos em círculos", completou.