Escutas públicas fortalecem elaboração dos editais da Aldir Blanc em Maceió
Processo conduzido pela Semce garante participação de fazedores de cultura na definição das diretrizes do Ciclo 2 da PNAB
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce) realizou, nas últimas semanas, uma série de escutas públicas com agentes e fazedores de cultura de Maceió. O objetivo é construir, de forma conjunta, os editais do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
As reuniões contaram com a participação de representantes de diversos segmentos culturais, como Cultura Afro-brasileira, Cultura Alimentar, Cultura Periférica, Cultura Popular, Artes Visuais e Digitais, Artesanato, Cultura LGBTQIAPN+, Cultura Nerd, Arquivos e Patrimônio Cultural, Audiovisual, Livro, Leitura e Literatura, Música, Circo, Dança, Design, Moda, Teatro, Cultura Viva, além de Espaços Culturais e profissionais da Produção Cultural e Técnica.
A última escuta está agendada para o dia 12 de novembro, às 10h30, na sede da Semce, com foco nos segmentos de Arquivos e Patrimônio Cultural, Livro, Leitura e Literatura.
O propósito das escutas é garantir que as diretrizes dos editais sejam elaboradas de maneira participativa, reconhecendo e valorizando a diversidade das expressões culturais presentes na cidade.
Com o encerramento dessa etapa colaborativa, Maceió avança para o segundo ciclo da PNAB, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento, a valorização e o incentivo ao setor cultural local.