PARCERIA

Lula defende projeto de biocombustíveis entre Brasil e Itália

'É tempo de diversificar nossas matrizes energéticas', disse

Por Redação ANSA Publicado em 07/11/2025 às 15:53
Lula durante Cúpula do Clima em Belém ANSA

Um projeto elaborado em parceria entre Itália e Brasil, voltado ao aumento do uso de combustíveis sustentáveis, foi defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (7), durante seu discurso na sessão sobre transição energética da Cúpula do Clima, em Belém, Pará.

"É tempo de diversificar nossas matrizes energéticas.

Isso requer aderir ao Compromisso de Belém para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035 e acelerar a descarbonização dos setores mais desafiadores", destacou Lula.

O "Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis", também chamado de "Belém 4X", é uma iniciativa lançada por Itália, Brasil, Japão e Índia no âmbito da reunião preparatória da Pré-COP30, realizada há duas semanas em Brasília.

A proposta visa expandir a produção de biocombustíveis, hidrogênio verde e combustíveis sintéticos. De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), é possível quadruplicar a produção dessas fontes nos próximos 10 anos.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil já informou que buscará o apoio de outros países durante a COP30, que começa na próxima segunda-feira (10), em Belém.