STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro
Ex-presidente deve cumprir pena em regime fechado após rejeição de recursos; transferência para a Papuda é cogitada
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (7) para manter a condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela rejeição dos recursos apresentados pela defesa do ex-presidente. Mesmo com a votação ainda em andamento no plenário virtual, o resultado já está assegurado.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por outro processo, mas, com a confirmação da sentença e o esgotamento dos recursos cabíveis, a expectativa é de que ele passe a cumprir pena em regime fechado. Nos bastidores, a possibilidade mais discutida é a transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
A defesa do ex-presidente ainda pode apresentar novos embargos, mas, na prática, as chances de reverter a condenação são consideradas mínimas. Para o relator do caso, Alexandre de Moraes, não há dúvidas de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa que tentou impedir a posse de Lula e romper a ordem constitucional no Brasil.
Por Sputnik Brasil