MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

Silveira afirma desconhecer criação de novo fundo do petróleo para transição energética

Ministro de Minas e Energia diz não ter informações sobre novo mecanismo anunciado por Lula para financiar ações climáticas com recursos do petróleo.

Publicado em 07/11/2025 às 16:31
Alexandre Silveira Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira, 7, que não tem conhecimento sobre a criação de um novo fundo com recursos provenientes do petróleo para apoiar ações socioambientais no combate às mudanças climáticas. A declaração foi dada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar, mais cedo, a intenção de criar um mecanismo com essa finalidade, sem fornecer detalhes.

Em discurso durante a manhã, Lula destacou: "Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para a transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento. O Brasil estabelecerá um fundo dessa natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática", afirmou o presidente.

Na sequência, ainda em sua fala, Lula mencionou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que contará com capital misto, público e privado. Neste mecanismo, porém, não está prevista a destinação de recursos oriundos da exploração do petróleo. Vale lembrar que a utilização de receitas do petróleo para políticas públicas é uma prática antiga, já contemplada em grande parte pelo Fundo Social, criado em 2010.