DIPLOMACIA

Orbán visita Casa Branca e propõe novo capítulo entre Hungria e EUA

Encontro com Trump destaca negociações de paz na Ucrânia e desafios energéticos enfrentados pela Hungria

Por Sputinik Brasil Publicado em 07/11/2025 às 15:15
© Foto / Twitter / Reprodução

Em visita oficial à Casa Branca nesta sexta-feira (7), o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou enxergar a oportunidade de iniciar "um novo capítulo" nas relações entre Hungria e Estados Unidos.

Orbán declarou que veio aos EUA para apoiar os esforços de paz do presidente Donald Trump e apresentar propostas para encerrar o conflito na Ucrânia. Segundo o premiê húngaro, o Ocidente cometeu um erro grave no passado, que precisa ser corrigido, e atribuiu ao presidente Joe Biden a responsabilidade por fomentar o conflito desde o início. "Vim aos Estados Unidos para ser o mais útil possível aos esforços de paz de Trump", destacou. Para Orbán, apenas "os Estados Unidos e uma pequena Hungria na Europa" defendem a paz na situação ucraniana.

Durante o encontro, Trump afirmou desejar manter Budapeste como sede de uma possível cúpula com o presidente russo, Vladimir Putin. "Viktor acredita que vamos acabar com esta guerra em um futuro não muito distante", disse Trump, elogiando Orbán como "um grande líder".

Orbán também mencionou que faltam poucos pontos a serem ajustados entre Rússia e Estados Unidos para viabilizar uma reunião entre Putin e Trump em Budapeste. Segundo ele, há chances reais de um cessar-fogo e até mesmo de um acordo de paz na Ucrânia.

Petróleo russo

O diálogo entre os líderes também abordou as sanções que dificultam a obtenção de petróleo e gás russos pela Hungria. Trump reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo país europeu para diversificar o abastecimento energético: "Não têm portos, mas muitos países europeus ainda compram de Moscou mesmo assim".