Estudantes do Pé-de-Meia agora podem escolher como investir benefício de R$ 1 mil
Programa permite aplicação do incentivo na poupança ou no Tesouro Selic pelo aplicativo Caixa Tem
A partir desta sexta-feira (7), estudantes beneficiários do Programa Pé-de-Meia poderão decidir como investir o incentivo de R$ 1 mil recebido pela conclusão do ensino médio. As opções de investimento estarão disponíveis no aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal.
De acordo com as regras do programa, estabelecidas por portaria conjunta dos Ministérios da Educação (MEC) e da Fazenda, editada no início de outubro, o valor poderá ser mantido na poupança ou aplicado no Tesouro Selic.
A nova funcionalidade será liberada para estudantes que já receberam as parcelas de incentivo referentes à conclusão do primeiro e do segundo ano do ensino médio.
Para menores de idade interessados em migrar o valor da poupança para o Tesouro Selic, será necessário obter uma nova autorização do responsável legal, também realizada pelo aplicativo. Após a confirmação da conclusão do ensino médio pelo MEC, os estudantes poderão manter os recursos investidos ou movimentá-los livremente.
Orientações e suporte
Como agente financeiro do programa, a Caixa fornecerá orientações e acompanhamento da rentabilidade das aplicações diretamente no Caixa Tem. O banco também é responsável pela abertura das contas e pelo oferecimento dos incentivos aos estudantes indicados pelo MEC.
Sobre o programa
Criado pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia concede incentivos financeiros a estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que mantenham frequência escolar adequada e cumpram as demais exigências do programa.
Mais informações podem ser consultadas no site da Caixa ou diretamente pelo aplicativo Caixa Tem.
Notícias relacionadas: