SEGURANÇA PÚBLICA

Abin aponta que modelo das UPPs no Rio favoreceu expansão nacional do Comando Vermelho

Relatório da Agência Brasileira de Inteligência indica que implantação das Unidades de Polícia Pacificadora contribuiu para a disseminação da facção em outros estados brasileiros.

Publicado em 07/11/2025 às 20:16
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro provocou um efeito colateral inesperado: a expansão do Comando Vermelho (CV) para outras regiões do país, segundo análise da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A avaliação foi apresentada por Pedro de Souza Mesquita, coordenador-geral de análise de conjuntura nacional da Abin, durante audiência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, realizada nesta quinta-feira (6).

De acordo com Mesquita, a presença das UPPs em comunidades cariocas levou diversos líderes do CV a deixarem o estado, o que contribuiu diretamente para o crescimento da organização criminosa em outras áreas do Brasil. "O ponto de partida desse processo foi uma consequência não prevista do próprio projeto das UPPs", afirmou o representante da Abin, em declaração divulgada pela Agência Brasil.

Mesquita explicou que, ao buscarem refúgio fora do Rio de Janeiro, chefes da facção reorganizaram suas estruturas em estados do Norte e em regiões de fronteira.

O levantamento da Abin aponta que o Comando Vermelho passou a atuar de forma estruturada em estados como Tocantins, Pará, Rondônia e Santa Catarina, além de manter presença consolidada no Rio de Janeiro.

"Hoje, no Norte, apenas Roraima e Amapá não têm o CV como principal grupo criminoso", destacou Mesquita. O coordenador ainda acrescentou que a facção também possui atuação significativa em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

A expansão do Comando Vermelho, segundo Mesquita, foi impulsionada por alianças com organizações locais interessadas em conter o avanço do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Atuação internacional do PCC

Durante a audiência, Mesquita também ressaltou que, enquanto o Comando Vermelho amplia sua influência no território brasileiro, o PCC tem se internacionalizado desde 2016.

"Quando falamos em atuação transnacional, o Primeiro Comando da Capital é o exemplo mais evidente. É hoje o grupo que mais impacta a estabilidade do país no cenário internacional", afirmou o coordenador da Abin.

Por Sputnik Brasil