CRISE INTERNACIONAL

Turquia emite mandado de prisão contra primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Autoridades turcas acusam Netanyahu e outros altos funcionários israelenses de crimes contra a humanidade e genocídio em Gaza

Publicado em 07/11/2025 às 20:15
Netanyahu Reprodução

O Ministério Público de Istambul divulgou nesta sexta-feira, 7, um comunicado informando a emissão de um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo o documento, "o genocídio que o Estado de Israel tem sistematicamente perpetrado em Gaza até o momento, e como resultado de crimes contra a humanidade, resultou em milhares de mortes, incluindo decapitações, feridos e destruição de instalações".

A declaração ressalta ainda que a situação em Gaza tem atraído grande atenção da comunidade internacional, e que esforços de ajuda humanitária foram atacados pela marinha israelense em águas internacionais.

O texto acrescenta: "À luz das provas obtidas, está determinado que funcionários do Estado de Israel são criminalmente responsáveis pelos atos sistemáticos de 'crimes contra a humanidade' e 'genocídio' cometidos em Gaza, bem como pelas ações realizadas contra a Frota Global Sumud".

Além de Netanyahu, o mandado de prisão também foi expedido contra outros 36 suspeitos. Entre os alvos da ação turca estão o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, o chefe do Estado-Maior General, Eyal Zamir, e o comandante da Marinha, David Saar Salama.