POLÍTICA INTERNACIONAL

Trump volta a criticar África do Sul como sede do G20 e anuncia ausência de representantes dos EUA

Ex-presidente americano chama de 'vergonha absoluta' a escolha do país africano para sediar cúpula e condiciona participação ao fim de supostas violações de direitos humanos

Publicado em 07/11/2025 às 20:21
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump © AP Photo / Mark Schiefelbein

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a escolha da África do Sul como sede da próxima cúpula do G20. Em publicação nesta sexta-feira (Truth Social), o republicano classificou a situação como uma "vergonha absoluta" e afirmou que nenhum representante do governo americano participará do evento "enquanto violações dos direitos humanos continuarem" no país.

Segundo Trump, "africâneres (pessoas descendentes de colonos holandeses, bem como de imigrantes franceses e alemães) estão sendo mortos e massacrados, e suas terras e fazendas estão sendo confiscadas ilegalmente".

Anteriormente, Trump já havia declarado que a África do Sul não deveria mais integrar o G20, "ou qualquer grupo G, com tudo o que está acontecendo lá". Em outro momento, ele chegou a afirmar que o que ocorre com a minoria branca no país é "genocídio".