AGENDA CLIMÁTICA

Ciclo anual da COP será motor para implementação da agenda climática, afirma Dan Ioschpe

Empresário e climate champion da COP30 destaca importância de manter diálogo contínuo e ações estruturadas para acelerar soluções frente à emergência do clima

Publicado em 07/11/2025 às 20:23
Dan Ioschpe Reprodução / Instagram

O maior legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será manter vivo um diálogo intenso e produtivo sobre soluções para a emergência climática. Essa é a prioridade da agenda de ação da Presidência da conferência, segundo o empresário Dan Ioschpe, climate champion da COP30, e Bruna Cerqueira, coordenadora-geral da Agenda de Ação na Presidência da COP30.

"Ao termos planos de ação sólidos e utilizarmos o ciclo anual da COP para impulsionar esse processo, contamos com um verdadeiro motor de implementação para a agenda de ação", afirmou Ioschpe.

Ele ressaltou que, mesmo com as duas semanas intensas da COP, é fundamental manter o trabalho ao longo de todo o ano. Segundo Ioschpe, um processo estruturado permite que, em qualquer momento, seja possível atuar na resolução dos desafios climáticos, por meio da comunicação, do relacionamento com governos e do chamado showcase — que envolve benchmarking entre empresas, governos estaduais, municipais e comunidades.

Ioschpe e Cerqueira destacaram ainda que um dos acertos da presidência da COP30 foi valorizar os avanços das edições anteriores e ouvir amplamente os diversos atores envolvidos. Eles ressaltaram que a demanda mais recorrente tem sido pela implementação efetiva das ações. "Nesta semana, em eventos no Rio de Janeiro, ouvi prefeituras e comunidades enfatizarem a necessidade de implementar soluções", relatou Ioschpe.

"Temos percebido uma grande demanda por acelerar a implementação. Nesse sentido, nosso trabalho tem sido identificar, junto a esses atores, quais são as alavancas para acelerar soluções e o que podemos fazer conjuntamente para colocar tudo em prática", completou Cerqueira.