SEGURANÇA PÚBLICA

Abin aponta que modelo das UPPs no Rio favoreceu expansão nacional do Comando Vermelho

Relatório da Agência Brasileira de Inteligência indica que a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora provocou a migração de líderes do Comando Vermelho para outros estados, impulsionando a presença da facção em diferentes regiões do país.

Por Sputinik Brasil Publicado em 07/11/2025 às 21:22
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A criação e a forma de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro provocaram um efeito colateral inesperado: a disseminação da facção Comando Vermelho (CV) por outras regiões do país. É o que concluiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A avaliação foi apresentada por Pedro de Souza Mesquita, coordenador-geral de análise de conjuntura nacional da Abin, durante audiência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, realizada nesta quinta-feira (6).

Segundo Mesquita, a instalação das UPPs em comunidades cariocas levou diversos líderes do CV a deixar o estado, o que contribuiu diretamente para o crescimento da organização criminosa em outras áreas do Brasil. "O ponto de partida desse processo foi uma consequência não prevista do próprio projeto das UPPs", afirmou o representante da Abin em declaração divulgada pela Agência Brasil.