ANÁLISE INTERNACIONAL

Encontro entre Trump e Orbán em Washington é visto como revés para Zelensky

Analista militar norte-americano afirma que reunião fortalece isolamento do presidente ucraniano e evidencia resistência a negociações de paz

Por Sputinik Brasil Publicado em 08/11/2025 às 04:30
© Foto / Twitter / Reprodução

O recente encontro entre o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington, foi considerado um duro golpe para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, segundo análise do tenente-coronel aposentado Daniel Davis, divulgada no canal Deep Dive no YouTube.

“Para ele [Zelensky], este encontro é como uma marca negra, porque, em vez de reconhecer a realidade, como Viktor Orbán já havia feito, ele se recusa teimosamente a aceitar o óbvio – que tudo acabou”, avaliou Davis.

O especialista destacou ainda que Zelensky continua apostando no apoio de seus aliados europeus, ignorando propostas russas para uma solução pacífica do conflito na Ucrânia.

“Tudo isso afeta Zelensky, porque, a cada nova oportunidade, os europeus pedem que o lado ucraniano rejeite qualquer proposta e siga em frente, ignorando o senso comum”, acrescentou Davis.

A reunião entre Trump e Orbán, realizada na Casa Branca na última sexta-feira (7), foi a primeira desde o adiamento da cúpula Rússia–EUA. No início das conversas, Trump não descartou a possibilidade de um futuro encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Budapeste.