DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Trump anuncia boicote dos EUA à cúpula do G20 na África do Sul

Decisão é justificada por alegações de perseguição a fazendeiros brancos; governo sul-africano nega acusações e se diz surpreso

Publicado em 08/11/2025 às 09:00
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump © AP Photo / Andrew Harnik

O presidente Donald Trump anunciou, nesta sexta-feira (7), que nenhum representante do governo dos Estados Unidos participará da cúpula do G20 deste ano, marcada para a África do Sul. Segundo Trump, a decisão foi motivada pelo que ele classificou como "tratamento injusto" dado pelo país africano aos fazendeiros brancos.

Anteriormente, Trump já havia informado que não participaria pessoalmente do encontro anual dos líderes das principais economias emergentes do mundo. O vice-presidente JD Vance seria o responsável por representar os EUA, mas, de acordo com uma fonte próxima a Vance, que preferiu não se identificar, ele também desistiu da viagem.

"É uma desgraça total que o G20 seja realizado na África do Sul", declarou Trump em suas redes sociais. Na publicação, o ex-presidente citou supostos "abusos" contra os africânderes — grupo étnico branco descendente de europeus —, incluindo violência, assassinatos e confisco de terras e propriedades.

O governo Trump há tempos acusa as autoridades sul-africanas de permitir perseguição e ataques a fazendeiros brancos da minoria africânder. Ao reduzir o número de refugiados aceitos anualmente nos EUA para 7.500, a administração destacou que a maioria seria composta por sul-africanos brancos, alegando que enfrentam discriminação e violência em seu país de origem.

Em resposta, o governo da África do Sul afirmou estar surpreso com as acusações, ressaltando que, mesmo após mais de três décadas do fim do apartheid, pessoas brancas ainda possuem padrão de vida significativamente superior ao dos cidadãos negros.

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, rebateu as declarações de Trump, classificando como "completamente falsas" as informações sobre suposta discriminação e perseguição aos africânderes.

Ainda assim, a administração Trump manteve as críticas ao governo sul-africano. No início da semana, durante um discurso em Miami, Trump chegou a afirmar que a África do Sul deveria ser expulsa do Grupo dos 20.

Também nesta semana, o secretário de Estado Marco Rubio boicotou uma reunião do G20 destinada a ministros das Relações Exteriores, alegando que a pauta estava centrada em diversidade, inclusão e ações contra as mudanças climáticas.

Fonte: Associated Press

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.