Novembro Roxo reforça ações para prevenir partos prematuros em Maceió
Incentivo à doação de leite materno e acompanhamento pré-natal são essenciais no combate à mortalidade de bebês prematuros
Novembro Roxo, mês internacional de conscientização sobre a prematuridade, destaca a importância de alertar para o aumento dos partos prematuros, os métodos de prevenção e de disseminar informações sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, sua família e a sociedade.
O Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, traz neste ano o slogan “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes.” A campanha busca fortalecer redes de apoio, promover saúde e educação, além de incentivar práticas preventivas e acompanhamento especializado visando à qualidade de vida e à redução da mortalidade infantil.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, tem atuado de forma significativa nesta causa, implementando ações que combatem a mortalidade e estruturam uma rede de cuidados para recém-nascidos, além de oferecer suporte às mães durante a primeira infância.
Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, ressalta as iniciativas realizadas em Maceió no enfrentamento à prematuridade e detalha o acompanhamento oferecido na capital.
“Maceió conta atualmente com dois postos de coleta de leite humano: um na URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e outro na USF José Araújo (Jacintinho). Todo o leite coletado é enviado para as maternidades, onde passa por pasteurização e é distribuído para as UTIs neonatais. Na Atenção Primária, incentivamos o pré-natal para garantir um acompanhamento pré e pós-parto de qualidade e acolhedor”, destaca Marglene.
Ela acrescenta: “Realizamos também capacitações sobre triagens neonatais, com o objetivo de atualizar e qualificar os profissionais da Atenção Primária, especialmente no manejo e acolhimento relativos a exames preventivos como o teste do pezinho, orelhinha, coraçãozinho e o curso sobre o método canguru. Existe uma rede de apoio voltada às mães, reforçando a importância da amamentação e da doação de leite materno, além de oferecer suporte integral em benefício da saúde da criança”.