Reconhecimento de calamidade pública em cidades do Paraná deve ser publicado neste sábado
Medida permitirá acesso imediato a recursos federais para assistência humanitária e reconstrução das áreas atingidas pelo tornado
O governo federal deve reconhecer, ainda neste sábado (8), o estado de calamidade pública em municípios do Paraná atingidos pelo tornado que causou ao menos seis mortes e deixou mais de 430 pessoas feridas.
De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, a publicação do reconhecimento sumário dos decretos municipais permitirá o acesso imediato a instrumentos de apoio federal, como assistência humanitária, reconstrução de infraestrutura pública e restabelecimento de serviços essenciais.
“Estamos tratando com a ministra Gleisi Hoffmann para reconhecer a situação de calamidade e, com isso, disponibilizar não apenas o apoio da Defesa Civil Nacional, mas também ações articuladas com os ministérios do Desenvolvimento Social, da Saúde, dos Transportes e das Comunicações, como fizemos recentemente no Rio Grande do Sul”, destacou Waldez Goés, em nota divulgada neste sábado.
O ministro informou ainda que a Defesa Civil Nacional foi destacada para atuar, a partir de hoje, em Rio Bonito do Iguaçu, município mais afetado pelo tornado.
Mais cedo, a ministra Gleisi Hoffmann anunciou o envio de uma comitiva de autoridades federais e equipes da Defesa Civil ao Paraná. Além dela, integram o grupo o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.