EDUCAÇÃO

Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado devastar cidade

Exame Nacional do Ensino Médio não será realizado neste domingo no município; escolas sofreram danos graves e nova data será definida

Publicado em 08/11/2025 às 13:26

A Secretaria de Educação do Paraná anunciou, na manhã deste sábado (8), a suspensão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Rio Bonito do Iguaçu, devido à destruição causada pela passagem de um tornado na noite de sexta-feira (7).

O primeiro dia de provas do Enem está previsto para este domingo (9) em todo o país, com a segunda etapa marcada para o dia 16 de novembro.

A suspensão segue o protocolo para eventos climáticos severos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do exame.

Rio Bonito do Iguaçu, município do centro-sul do Paraná, a cerca de 400 km de Curitiba, possui cerca de 14 mil habitantes. As duas escolas estaduais da cidade tiveram a infraestrutura comprometida e passam por vistorias, segundo o governo estadual.

De acordo com a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu danos em sua infraestrutura.

O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, informou que conversou com o presidente do Inep, Manuel Palácios, que se colocou à disposição para apoiar os estudantes e organizar a reaplicação do Enem em nova data.

Até o momento, não há informações sobre suspensão do Enem em outros municípios paranaenses atingidos, como Guarapuava. Segundo o Inep, o Paraná conta com 195.870 inscritos confirmados no exame.

O edital do Enem prevê que participantes impedidos de comparecer à prova por problemas climáticos ou de infraestrutura têm direito a solicitar a reaplicação do exame.

Notícias relacionadas: