Deslocamento de ciclone no Sudeste provoca ventos fortes, chuvas e quedas de árvores no Rio
Rajadas chegaram a quase 80 km/h no Galeão; Avenida Niemeyer e Ciclovia Tim Maia foram interditadas. No Paraná, tempestade associada ao ciclone causou tornado com vítimas.
O deslocamento de um ciclone extratropical ao longo da costa das regiões Sul e Sudeste provocou ventos intensos e pancadas de chuva no Rio de Janeiro, neste sábado, 8.
Segundo o sistema de alertas da Prefeitura do Rio, foram registradas rajadas de vento consideradas muito fortes, resultado do ciclone, caracterizado tecnicamente como um sistema de baixa pressão na costa.
No Paraná, a passagem de uma frente fria associada à formação do ciclone originou supercélulas de tempestade, levando à formação de um tornado com ventos superiores a 250 km/h. Ao menos seis pessoas morreram e 773 ficaram feridas.
Avenidas interditadas e mais de 80 ocorrências
No Aeroporto do Galeão, as rajadas de vento atingiram 77,7 km/h. A Avenida Niemeyer e a Ciclovia Tim Maia precisaram ser interditadas devido à força dos ventos.
Até as 17h, a cidade registrou 82 ocorrências envolvendo quedas de árvores, além de episódios de queda de muros e postes.
“Neste sábado, o tempo na cidade do Rio foi influenciado pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão na costa e uma frente fria associada ao sistema. Assim, o dia foi com predomínio de céu nublado e houve registro de pancadas de chuva no final da madrugada e início da manhã. Os ventos estiveram moderados a fortes, com rajadas ocasionalmente muito fortes”, informou o comunicado do Alerta Rio.
A previsão é de que os ventos percam intensidade ao longo do domingo, 9.