Democratas exploram shutdown para criticar postura de Trump sobre vale-refeição
Decisão da Suprema Corte favorece governo ao suspender ordem que obrigava financiamento integral do SNAP durante paralisação; oposição acusa presidente de insensibilidade
Os esforços jurídicos do governo Donald Trump para evitar o financiamento integral dos vales-refeição a milhões de americanos abriram espaço para que os democratas intensifiquem críticas ao presidente, aproveitando o mais longo shutdown da história recente dos Estados Unidos.
“Donald Trump e seu governo decidiram usar a fome como arma, para reter os benefícios do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP, na sigla em inglês) de milhões de pessoas, apesar do fato de que dois tribunais, tanto o distrital quanto o de apelações, deixaram claro que esses benefícios precisam ser pagos imediatamente”, afirmou o líder democrata da Câmara, Hakeem Jeffries, neste sábado, classificando as ações como “vergonhosas”.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, também criticou o presidente: “Donald Trump está literalmente lutando na justiça para garantir que os americanos passem fome. ELE NÃO SE IMPORTA COM VOCÊ”, escreveu na rede social X. Newsom é apontado como possível candidato à presidência em 2028.
As declarações foram feitas após a Suprema Corte, na noite de sexta-feira, conceder um recurso de emergência ao governo, bloqueando temporariamente uma ordem judicial que exigia o pagamento integral dos benefícios do SNAP durante o shutdown. O programa atende cerca de um em cada oito americanos, principalmente pessoas de baixa renda.
Com informações da Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.