IMPASSE NO CONGRESSO

Sessão no Senado dos EUA para encerrar shutdown avança pouco no sábado

Negociações entre republicanos e democratas seguem travadas, enquanto paralisação já dura 39 dias e afeta milhões de americanos

Publicado em 08/11/2025 às 22:11
Reprodução

A sessão extraordinária do Senado dos Estados Unidos realizada neste sábado para tentar pôr fim ao shutdown registrou poucos avanços, frustrando as expectativas do líder da maioria, John Thune, por uma votação rápida.

O impasse, que já se arrasta há 39 dias, tem ampliado os efeitos negativos em todo o país. Milhares de trabalhadores federais seguem sem salários, companhias aéreas enfrentam cancelamentos de voos e benefícios de vale-alimentação continuam atrasados para milhões de americanos.

A reunião deste sábado foi marcada por tensão, especialmente após o presidente Donald Trump reafirmar que dificilmente cederá às demandas dos democratas, que defendem a extensão dos benefícios fiscais do Obamacare por mais um ano. Em publicação nas redes sociais, Trump classificou o sistema de saúde como "o pior do mundo" e sugeriu ao Congresso que repasse recursos diretamente aos cidadãos para aquisição de seguros.

John Thune destacou que a proposta de Trump não integra, por ora, as discussões para encerrar o shutdown, mas reconheceu que "é um debate que o presidente e todos nós queremos ter".

Com informações da Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.