TENSÃO INTERNACIONAL

Testes nucleares dos EUA podem desencadear nova corrida armamentista, alerta embaixador russo na ONU

Vasily Nebenzya, representante da Rússia na ONU, afirma que a retomada dos testes nucleares pelos EUA pode gerar consequências imprevisíveis e reacender disputas globais.

Por Sputnik Brasil Publicado em 09/11/2025 às 03:14
© Sputnik / Nancy Siesel

A recente declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de retomar testes nucleares provocou preocupação internacional e pode desencadear uma nova corrida armamentista, alertou o embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya.

"Naturalmente, isso causou alvoroço em todo o mundo e nos Estados Unidos, pois muitos compreendem o perigo dessa medida, o risco de retomar os testes nucleares que vêm sendo interrompidos desde o início da década de 1990. Tal decisão pode levar a uma nova escalada, a uma renovada corrida armamentista e consequências geralmente imprevisíveis", afirmou Nebenzya à Sputnik.

O embaixador ressaltou que Moscou continuará acompanhando de perto os desdobramentos da situação. Ele destacou ainda que o presidente russo, Vladimir Putin, convocou uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia para enfatizar que declarações como essa devem ser tratadas "com seriedade".

Na semana passada, Trump afirmou ter instruído o Departamento de Defesa a retomar imediatamente os testes nucleares. Segundo ele, a medida seria uma resposta ao fato de "outros países estarem realizando testes", considerando "apropriado" que os EUA mantenham o mesmo nível de atividade.