EDUCAÇÃO

Redação do Enem 2025 aborda perspectivas sobre o envelhecimento

Tema da redação propõe reflexão sobre desafios e oportunidades para a população idosa no Brasil

Publicado em 09/11/2025 às 13:55

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".

A informação foi divulgada neste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio da rede social X.

Além da redação, os candidatos inscritos no Enem realizam, nesta tarde, as provas de linguagens e códigos e de ciências humanas. Os exames começaram às 13h30 e seguem até as 19h (horário de Brasília).

Confira também:

Como é a redação

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas. O candidato deve desenvolver o tema a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e de seus conhecimentos adquiridos ao longo da formação escolar.

O texto deve apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, defendendo um ponto de vista com argumentos consistentes e estruturados de forma coerente.

Além disso, é obrigatória a apresentação de uma proposta de intervenção social (solução) para o problema abordado, que respeite os direitos humanos. Propostas que incitem violência ou contenham referências racistas, por exemplo, receberão nota zero.

Correção

Somente serão corrigidas as redações transcritas para a folha oficial do Enem. Cada texto será avaliado por dois corretores, graduados em Letras ou Linguística, de forma independente.

A redação receberá nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas, totalizando até 1.000 pontos. A nota final será a média aritmética das notas dadas pelos dois avaliadores.

Nota zero

Entre os critérios que podem levar à nota zero na redação, conforme o edital do Enem 2024, estão:

  • Fuga ao tema proposto;
  • Ausência de texto na folha de redação;
  • Texto com até sete linhas manuscritas;
  • Texto escrito predominantemente ou integralmente em língua estrangeira;
  • Identificação do candidato (nome, assinatura, rubrica, etc.);
  • Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Desrespeito à seriedade do exame, com palavrões, desenhos ou outras formas de anulação.