DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Trump nomeia advogado John Coale como enviado especial dos EUA para Belarus

Advogado reconhecido por negociações de libertação de reféns assume missão diplomática; anúncio foi feito em rede social

Publicado em 09/11/2025 às 13:59
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump © Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (9) a nomeação do advogado John Coale como novo enviado especial norte-americano para Belarus.

Segundo Trump, Coale já negociou com sucesso a libertação de 100 reféns e está empenhado em garantir a liberdade de mais 50 pessoas. "Gostaria de agradecer, antecipadamente, ao altamente respeitado presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, por sua consideração na libertação dessas pessoas adicionais", declarou o presidente em publicação na rede social Truth.

Trump também destacou que Coale foi responsável por "a primeira grande vitória em um caso de tabaco", sem, no entanto, detalhar a referência.

Na mesma rede social, o presidente norte-americano voltou a comentar sobre as tarifas comerciais. Mais cedo, ele criticou os opositores dessas medidas, chamando-os de "tolos". Em seguida, direcionou questionamentos à Suprema Corte dos EUA, que atualmente discute a legalidade do tema.

"O presidente dos Estados Unidos tem permissão (e é totalmente aprovado pelo Congresso!) para interromper todo o comércio com um país estrangeiro (o que é muito mais oneroso do que uma tarifa!), e licenciar um país estrangeiro, mas não tem permissão para impor uma simples tarifa a um país estrangeiro, mesmo para fins de segurança nacional. Isso não é o que nossos grandes fundadores tinham em mente! A coisa toda é ridícula!", escreveu.

Trump acrescentou ainda que empresas estão migrando para os EUA exclusivamente devido às tarifas, e questionou se a Suprema Corte está ciente desse impacto.