Quatro pessoas seguem na UTI após tornado no Paraná, mas não há casos graves, diz secretaria
Estado mobiliza recursos e reforça atendimento após fenômeno que deixou seis mortos e centenas de feridos em Rio Bonito do Iguaçu e região.
Quatro pessoas permanecem internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) após o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira, 7. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), nenhum dos pacientes está em estado grave.
No total, 32 vítimas seguem hospitalizadas e 835 atendimentos foram realizados desde o início das ocorrências. A maior parte dos casos concentra-se em Laranjeiras do Sul, município que dispõe da melhor estrutura de saúde da região.
Conforme a Sesa, a Unidade Básica de Saúde Dr. Felipe de Sio recebeu 143 pacientes; o Hospital São Lucas, 138; o Instituto São José, 455; a Faculdade Campo Real atendeu 18 pessoas; e o Samu registrou 81 ocorrências.
Socorro às vítimas do tornado no Paraná
Porta-voz do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a capitã Luisiana Guimarães Cavalca informou neste domingo, 8, que pelo menos nove pessoas precisaram passar por cirurgias devido aos ferimentos provocados pelo tornado.
"As estruturas das casas foram totalmente destruídas e houve desmoronamento total. Tivemos vítimas sob os escombros, mas conseguimos resgatá-las rapidamente. As pessoas foram arremessadas para longe. Nove precisaram de cirurgia devido à gravidade das lesões", relatou.
Segundo apuração do Estadão, os pacientes internados em leitos de UTI estão no Instituto São José, a cerca de 16 quilômetros de Rio Bonito do Iguaçu. Duas crianças e sete gestantes foram atendidas no Hospital São Lucas, conforme o último balanço. O tornado, que registrou ventos superiores a 250 km/h, provocou a morte de ao menos seis pessoas.
Os corpos das seis vítimas fatais já foram liberados: quatro pelo Instituto Médico Legal de Pato Branco e dois pelo IML de Guarapuava.
Para reforçar a rede de atendimento, o governo estadual enviou 14 mil itens hospitalares e mais de 2 mil frascos de soro e soluções intravenosas. A operação foi realizada no sábado, 8, com apoio aéreo da Casa Militar, que mobilizou seis aeronaves para transportar os insumos de Curitiba a Laranjeiras do Sul.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanhou o recebimento do material e destacou a agilidade na resposta: "O Paraná se mobilizou rapidamente para garantir que nenhuma unidade ficasse sem condições de atender. É um esforço conjunto que envolve logística, solidariedade e o compromisso de toda a rede de saúde com as famílias atingidas", afirmou.
Com o encerramento das buscas por desaparecidos, as equipes agora concentram esforços na reorganização dos serviços essenciais, como o restabelecimento de água, energia elétrica e a distribuição de alimentos e água potável.