ENEM 2025

Redação do Enem 2025 aborda envelhecimento na sociedade brasileira

Mais de 4,8 milhões de estudantes participam do exame, que traz tema sobre desafios e perspectivas do envelhecimento no Brasil

Publicado em 09/11/2025 às 14:27

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 traz como tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Mais de 4,8 milhões de estudantes estão inscritos para realizar a prova neste domingo, 9, e no próximo, dia 16.

Neste primeiro domingo, os candidatos respondem às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de produzir a redação.

O texto dissertativo deve ser elaborado a partir da situação-problema apresentada na prova e dos materiais de apoio, que auxiliam na reflexão sobre o tema proposto.

Nos últimos anos, os temas da redação do Enem abordaram assuntos variados, como o papel da mulher, a valorização dos povos tradicionais, doenças mentais e o comportamento do usuário na internet.

Em 2023, o tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, refletindo o crescimento do debate sobre o reconhecimento da herança africana e estratégias para combater o racismo e as desigualdades.

No ano anterior, em 2022, a redação tratou dos “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, considerado inesperado por professores, mas de grande relevância social.

Em 2021, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, promovendo discussões sobre cidadania e preservação histórica.

No Enem de 2020, a redação abordou “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, destacando o papel do Estado em assegurar documentos essenciais à população.

Em 2019, o tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” e, em 2018, discutiu-se a “Democratização do cinema no Brasil”.

Já em 2017, o assunto escolhido foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, com enfoque na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). No ano anterior, o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, abordando questões de inclusão social.