Procura por crédito cresce 3,8% em setembro e acumula alta de 10% em um ano, aponta Neurotech
Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) indica retomada da confiança no financiamento
A demanda por crédito no Brasil voltou a crescer em setembro, após registrar queda no mês anterior. Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), houve alta de 3,8% em setembro, revertendo o recuo de 2,3% observado em agosto. Em comparação com setembro de 2023, o indicador avançou 10%, sinalizando uma recuperação após o declínio de 2,5% registrado na mesma base de comparação em agosto.
De acordo com a Neurotech, o INDC acompanha mensalmente o volume de solicitações de financiamentos em setores como varejo e instituições financeiras. Os resultados de setembro sugerem uma retomada da confiança dos tomadores de crédito para 2025.
O setor financeiro liderou o crescimento da busca por crédito no mês, com alta de 52% em relação a setembro do ano passado. Entre as empresas, o destaque ficou para aquelas de grande porte, com faturamento anual superior a R$ 300 milhões. Nesse segmento, a expansão foi de 18% em um ano e de 4,8% em relação ao mês anterior.
Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, destaca que a maioria dessas empresas está em processo de reestruturação após períodos de incerteza econômica. Segundo ela, em momentos como este, o crédito torna-se fundamental “para manter operações, investir e se preparar para o último trimestre, tradicionalmente mais aquecido”.