CRISE NOS EUA

Paralisação nos EUA pode levar à contração da economia no 4º trimestre, alerta Casa Branca

Casa Branca e autoridades alertam para impacto econômico da paralisação do governo federal, com risco de queda no PIB e prejuízos bilionários caso o impasse persista durante o feriado de Ação de Graças.

Por Sputnik Brasil Publicado em 09/11/2025 às 17:45
© AP Photo / Mark Schiefelbein

A economia dos Estados Unidos pode sofrer retração no quarto trimestre de 2025 caso a paralisação do governo federal persista. O alerta foi feito neste domingo (9) pelo diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, em entrevista à emissora CBS.

"O período do Dia de Ação de Graças é um dos mais movimentados para a economia: há a Black Friday e tudo o mais. Se as pessoas não viajarem nesse período, poderemos realmente registrar um resultado negativo no quarto trimestre", afirmou Hassett.

A advertência ocorre em meio à paralisação parcial do governo norte-americano, iniciada em 1º de outubro, após o Congresso não aprovar o novo orçamento federal para o ano fiscal. Sem a aprovação, diversos órgãos públicos ficam sem financiamento e interrompem suas atividades — uma situação que se tornou recorrente na política norte-americana.

O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, também alertou que o tráfego aéreo pode atingir níveis mínimos durante o feriado do Dia de Ação de Graças, um dos mais importantes do país.

Segundo Hassett, a paralisação pode causar perdas de até US$ 15 bilhões (R$ 79,9 bilhões) por semana no PIB caso se prolongue. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, reforçou que o cenário econômico dos EUA "vem se deteriorando rapidamente".

O presidente Donald Trump afirmou que pode aproveitar o período de paralisação para promover cortes em massa de pessoal e de gastos públicos, responsabilizando os democratas pelo impasse orçamentário.

Trump declarou ainda que a Casa Branca pretende usar o momento para eliminar programas que, segundo ele, "não atendem aos interesses do povo norte-americano".