Trump comemora demissão de líderes da BBC após polêmica sobre discurso do Capitólio
Ex-presidente dos EUA acusa emissora britânica de manipular fala de 6 de janeiro; chefes da BBC renunciam após denúncia de edição tendenciosa
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (18) que a BBC teria alterado seu discurso de 6 de janeiro de 2021, data marcada pela invasão ao Capitólio, celebrando a saída de "pessoas muito desonestas que tentaram influenciar uma eleição presidencial".
"As principais pessoas da BBC, incluindo TIM DAVIE, o CHEFE, estão todas se demitindo/DEMITIDAS, porque foram pegas 'alterando' meu excelente (PERFEITO!) discurso de 6 de janeiro. Além de tudo, eles são de um país estrangeiro, que muitos consideram nosso Aliado Número Um. Que coisa terrível para a Democracia!", escreveu o republicano em sua rede social, Truth Social.
A CEO de notícias da BBC, Deborah Turness, e o diretor-geral da emissora britânica, Tim Davie, renunciaram aos cargos nesta tarde. As demissões ocorreram após o jornal britânico The Telegraph revelar que a BBC editou de forma enganosa um discurso de Trump, dando a entender que ele teria incitado diretamente a violência durante os atos de invasão ao Capitólio.