MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

‘Tinha 3 anos de idade quando os nazistas entraram em nossa casa e quebraram tudo’, relata vítima do Holocausto em cerimônia em SP

Sobrevivente judeu Stefan Lippmann compartilha lembranças da Noite dos Cristais durante evento em São Paulo e reforça a importância da memória histórica.

Publicado em 09/11/2025 às 20:06
‘Tinha 3 anos de idade quando os nazistas entraram em nossa casa e quebraram tudo’, relata vítima do Holocausto em cerimônia em SP

O sobrevivente do Holocausto, Stefan Lippmann, participou neste domingo (9) de uma cerimônia em São Paulo em memória da Noite dos Cristais — o pogrom nazista ocorrido em 9 de novembro de 1938, na Alemanha.

Lippmann, que atualmente reside em São Paulo, relembrou que tinha apenas três anos de idade quando sua casa foi invadida por homens que, segundo ele, "quebraram tudo". Após o ataque, sua família fugiu da Alemanha e ele passou cinco anos escondido na Bélgica, antes de emigrar para o Brasil.

"Acho importante sempre lembrar o que aconteceu para que não torne a acontecer. Isso é um chavão. Mas o que eu contei já, o que me aconteceu, eu tinha três anos de idade quando os nazistas entraram em nossa casa e quebraram tudo. É isso que eu me lembro", relatou Lippmann durante a cerimônia.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram

Por Sputnik Brasil