Mais de 4,8 milhões de inscritos participam do primeiro dia do Enem 2025 em todo o Brasil
Primeira etapa do exame contou com questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação sobre envelhecimento na sociedade brasileira
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 mobilizou mais de 4,8 milhões de inscritos neste domingo (9), em todo o Brasil.
No primeiro dia de provas, os participantes responderam a 90 questões objetivas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Também foi aplicada a redação, cujo tema abordou as "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Os portões foram abertos às 13h30 (horário de Brasília), com término previsto para as 19h, conforme o cronograma oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Candidatos que solicitaram tempo adicional tiveram o benefício concedido, conforme as regras do exame.
Estudantes relataram que o nível da prova estava dentro do esperado, embora professores tenham alertado para possíveis desafios no tema da redação. A estudante Gabriela Martins, de 20 anos, que se preparou durante todo o ano em um cursinho na Vila Mariana, em São Paulo (SP), afirmou: "Foi complicado mais a parte da redação, mas acho que fui bem. Estudei bastante".
A segunda etapa do Enem está marcada para o dia 16 de novembro, quando serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Como ocorre anualmente, alguns candidatos chegaram após o fechamento dos portões e não puderam participar do exame em diversas capitais.
O Inep destacou que a operação de fiscalização contou com equipes em todos os locais de prova, garantindo a regularidade do processo em todas as unidades da federação.
Com informações da Sputnik Brasil