ARQUEOLOGIA

Descoberta em Pompeia revela vaso egípcio raro em antigo restaurante

Arqueólogos encontram situla de faiança egípcia durante escavações em termopólio, evidenciando trocas culturais na cidade antes da erupção do Vesúvio.

Por Sputnik Brasil Publicado em 10/11/2025 às 02:32
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Arqueólogos descobriram em Pompeia um impressionante vaso de origem egípcia, revelando novos aspectos sobre os intercâmbios culturais na cidade romana antes da famosa erupção do Vesúvio, em 79 d.C.

O artefato foi encontrado em uma pequena cozinha de um termopólio — uma espécie de lanchonete ou restaurante popular que servia comida pronta — durante recentes trabalhos de manutenção e pesquisa arqueológica na Região V de Pompeia.

O objeto, identificado como uma situla, é um vaso em forma de balde feito de faiança, uma massa vítrea de tons verdes e amarelos, decorada com figuras humanas, animais e motivos vegetais. Segundo os especialistas, seu estilo e materiais apontam para uma produção em Alexandria, no Egito.

A descoberta reforça a importância de Pompeia como ponto de encontro de diferentes culturas no mundo antigo, evidenciando a presença de objetos de luxo importados e a influência egípcia na vida cotidiana da cidade.