Bolsas europeias sobem mais de 1% com expectativa de fim da paralisação do governo Trump
Acordo no Senado dos EUA anima investidores e favorece recuperação de índices, especialmente no setor de tecnologia
São Paulo, 10/11/2025 – As bolsas europeias registram alta superior a 1% na manhã desta segunda-feira, impulsionadas pelo otimismo dos mercados globais diante de sinais de que a histórica paralisação do governo dos Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump, pode estar próxima do fim.
Por volta das 6h10 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 1,17%, aos 571,37 pontos, após ter encerrado a última sexta-feira (07) no menor patamar em mais de três semanas, pressionado por temores de uma possível bolha em ações ligadas à inteligência artificial (IA).
O apetite por risco voltou a predominar na Europa após o Senado americano avançar com uma proposta para reabrir o governo, paralisado desde 1º de outubro, e garantir o financiamento da máquina pública até o final de janeiro.
Nesse contexto, o subíndice europeu de tecnologia liderava as altas setoriais, com valorização de 2,1%, buscando recuperar as perdas recentes.
Entre os destaques individuais, as ações da Diageo saltavam 6,3% em Londres após a fabricante britânica de bebidas alcoólicas anunciar Dave Lewis, ex-CEO da rede de supermercados Tesco, como seu novo presidente-executivo.
Às 6h24 (de Brasília), a Bolsa de Paris subia 1,13%, Frankfurt avançava 1,47% e Londres registrava alta de 0,72%. Já as bolsas de Milão, Madri e Lisboa apresentavam ganhos de 1,71%, 1,05% e 1,16%, respectivamente.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires