CRISE NO SETOR AÉREO NORTE-AMERICANO

Cancelamentos de voos ultrapassam 2,7 mil devido à paralisação do governo dos EUA

Escassez de controladores de tráfego aéreo e atraso no pagamento de salários agravam situação nos principais aeroportos do país

Publicado em 10/11/2025 às 07:20
Depositphotos

As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais de 2,7 mil voos neste domingo, 9, em decorrência da paralisação do governo federal e da escassez de controladores de tráfego aéreo, que estão sem receber salários há quase um mês.

O secretário de Transporte americano, Sean Duffy, alertou que o tráfego aéreo no país poderá ser drasticamente reduzido caso a paralisação se estenda até o feriado de Ação de Graças, no fim do mês. Segundo Duffy, a redução de voos pode chegar a 20% se os controladores ficarem sem receber o segundo pagamento consecutivo.

De acordo com a plataforma FlightAware, quase 10 mil voos sofreram atrasos neste domingo, além de 1,5 mil cancelamentos no sábado, 8, e mil na sexta-feira, 7. O Aeroporto de Atlanta registrou o maior número de cancelamentos, seguido pelo terminal de Chicago.

Sean Duffy informou ainda que entre 15 e 20 controladores estão se aposentando diariamente e revelou que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, ofereceu controladores militares para apoiar o sistema civil, embora não esteja claro se eles possuem certificação para a função.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast

Foto: https://depositphotos.com/