Cancelamentos de voos ultrapassam 2,7 mil devido à paralisação do governo dos EUA
Escassez de controladores de tráfego aéreo e atraso no pagamento de salários agravam situação nos principais aeroportos do país
As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais de 2,7 mil voos neste domingo, 9, em decorrência da paralisação do governo federal e da escassez de controladores de tráfego aéreo, que estão sem receber salários há quase um mês.
O secretário de Transporte americano, Sean Duffy, alertou que o tráfego aéreo no país poderá ser drasticamente reduzido caso a paralisação se estenda até o feriado de Ação de Graças, no fim do mês. Segundo Duffy, a redução de voos pode chegar a 20% se os controladores ficarem sem receber o segundo pagamento consecutivo.
De acordo com a plataforma FlightAware, quase 10 mil voos sofreram atrasos neste domingo, além de 1,5 mil cancelamentos no sábado, 8, e mil na sexta-feira, 7. O Aeroporto de Atlanta registrou o maior número de cancelamentos, seguido pelo terminal de Chicago.
Sean Duffy informou ainda que entre 15 e 20 controladores estão se aposentando diariamente e revelou que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, ofereceu controladores militares para apoiar o sistema civil, embora não esteja claro se eles possuem certificação para a função.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast