TECNOLOGIA MILITAR

Caça russo Su-57 incorpora novo míssil antirradar para reforçar supressão de defesas aéreas

Novo armamento amplia capacidades do Su-57, superando modelos ocidentais em alcance e velocidade, segundo publicação especializada

Por Sputinik Brasil Publicado em 10/11/2025 às 08:35
© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagens

Os caças russos de quinta geração Su-57 foram equipados com dois novos mísseis antirradar Kh-58UShKE, proporcionando vantagens estratégicas para a supressão de sistemas de defesa aérea inimigos, de acordo com a Military Watch Magazine.

A publicação destacou imagens recentes do compartimento interno do caça, divulgadas pela Corporação Aeronáutica Unida (OAK), que revelam detalhes do armamento.

Segundo a revista, as imagens mostram que a modificação do míssil, conhecida como "artigo 112", recebeu estabilizadores dobráveis, permitindo seu armazenamento no compartimento interno do Su-57.

"O alcance de 250 quilômetros do míssil complementa a longa autonomia de voo do Su-57, e sua velocidade de 3,6 Mach (aproximadamente 4.410 km/h) o coloca entre os mísseis mais rápidos do mundo. Este alcance é mais que o dobro do Kh-58 original, desenvolvido na década de 1980", destaca a publicação.

A Military Watch Magazine ainda ressalta que caças ocidentais de quinta geração não dispõem de mísseis semelhantes para supressão de sistemas de defesa aérea.

"Vale notar que os caças ocidentais de quinta geração ainda não possuem capacidades equivalentes, devido à forte redução no orçamento do F-22 e a atrasos significativos na atualização do F-35 para instalação do míssil antirradar AGM-88G", conclui a revista.

O Su-57 é um caça multifuncional russo de quinta geração desenvolvido pela empresa Sukhoi, projetado para neutralizar diversos tipos de alvos aéreos, terrestres e navais.