Trump afirma que Amazônia foi 'destruída' para construção de rodovia
Ex-presidente dos EUA critica obras no Brasil e compartilha reportagem sobre mobilidade em Belém às vésperas da Cúpula do Clima
Um dia antes do início oficial da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30), em Belém, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth Social, neste domingo (9), uma mensagem afirmando que a Amazônia foi "destruída" para a construção de uma estrada.
"Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar", escreveu Trump, acrescentando que o episódio "se tornou um grande escândalo".
Junto à mensagem, Trump compartilhou um vídeo de quatro minutos da Fox News, com reportagem do enviado da emissora a Belém para cobrir a COP-30. A matéria cita a Avenida Liberdade, obra do governo estadual voltada à melhoria da mobilidade urbana. O trajeto da avenida corta a Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana (APA Belém) e passa próximo ao Parque do Utinga.
Na reportagem replicada por Trump, o jornalista ressalta que, pela primeira vez desde 1992, os Estados Unidos não enviaram uma delegação oficial a uma conferência da ONU sobre clima. O conteúdo ainda aborda a queda nas vendas de carros elétricos e as demissões em fábricas norte-americanas.