RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Orbán afirma que Hungria ficará isenta de sanções dos EUA sobre petróleo russo enquanto ele e Trump estiverem no poder

Primeiro-ministro húngaro diz que acordo com Trump garante isenção de sanções e evita aumento nos preços de energia no país

Por Sputinik Brasil Publicado em 10/11/2025 às 08:59
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, declarou que, enquanto ele e o presidente americano Donald Trump estiverem à frente de seus países, Budapeste não será alvo de sanções de Washington relacionadas à importação de petróleo russo.

A afirmação foi feita após o encontro entre Trump e Orbán na Casa Branca, realizado na sexta-feira (7), o primeiro desde o adiamento da cúpula Rússia–EUA. No início das negociações, Trump não descartou a possibilidade de se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, em Budapeste.

"O presidente Trump e eu apertamos as mãos em um acordo de isenção da Hungria, por tempo indeterminado, das sanções americanas sobre o petróleo. Enquanto ele for presidente lá e eu for primeiro-ministro aqui, não haverá sanções", publicou nas redes sociais o porta-voz do governo húngaro, citando Orbán.

Orbán também ressaltou que o encontro com Trump e a isenção de Budapeste das sanções permitiram à Hungria evitar um aumento triplo nos preços dos serviços públicos e dos combustíveis, o que, segundo ele, seria "uma verdadeira catástrofe".