ENERGIA E INOVAÇÃO

Ministério de Minas e Energia abre consulta pública sobre leilão de baterias

Portaria publicada no Diário Oficial da União detalha regras para leilão de sistemas de armazenamento de energia previsto para abril de 2026

Publicado em 10/11/2025 às 10:04
Ministério de Minas e Energia Reprodução/internet

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu consulta pública para discutir a proposta de Portaria Normativa que define diretrizes e procedimentos para o Leilão de Contratação de Reserva de Capacidade na forma de potência, utilizando novos sistemas de armazenamento de energia em baterias, previsto para 2026 (LRCAP 2026 - Armazenamento). A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 10.

Os documentos e informações referentes à consulta pública estarão disponíveis por 20 dias no site do MME, no Portal de Consultas Públicas e no Portal Eletrônico Participa + Brasil.

O texto da minuta, também divulgado no DOU, esclarece que o objetivo do leilão é garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica, atendendo à demanda de potência do Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio da contratação de sistemas de armazenamento de energia em baterias eletroquímicas (SAEs).

A proposta prevê que o leilão seja realizado em abril de 2026.

Na última sexta-feira, 7, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia antecipado que a portaria seria publicada nesta segunda-feira. Segundo ele, o certame deve ocorrer no próximo ano, após o leilão de reserva de capacidade destinado à contratação de usinas térmicas e hidrelétricas.